terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Com os meus próprios meios fui ao Céu

Com os meus próprios meios fui ao Céu

Lá no Céu
São todos

O Infante principalmente

O Gama, o Cabral
todos

O Infante
principalmente

Estão desolados
que outros
vão mais além

Falam das Descobertas
com o mesmo orgulho
que um voluntário
põe em coisas novíssimas

E de aventuras
com o mesmo garbo
que um atleta
põe em antigas vitórias

Lá no Céu
são todos

Camões pergunta
pelo génio da Raça
Junqueiro diz
a mocidade brinca
aos satélites de couro
Mas o Infante exclama:
Se eu lá estivesse


no sítio onde partiram
as caravelas
seria o centro de estudos

Nem que para isso
tivesse que pedir
labor a cada português
mas por força que um havia de chegar
"e por tradição"
até onde os outros chegassem

Lá no Céu
são todos
Mas o Infante
principalmente.
 
Seixas Branco
lido por Eduardo Roseira

Sem comentários:

Enviar um comentário